Credencial
* A disponibilidade de ingressos é atualizada de segunda à sexta em horário comercial.

Estrela D’alva

O Brasil é berço de vários povos, apresenta uma grande diversidade das suas formas culturais e artísticas. Conhecer as suas tradições musicais é, sem dúvida, conhecer um pouco da sua história. A folia, a festança, a fé, a comemoração da vida, da morte, das colheitas… Tudo se manifesta através da música, espelho da alma de um povo.

Para além da música, é de igual importância os folguedos e as danças populares. Estrela Dalva é um espetáculo que se propõe a trazer danças e histórias brasileiras na busca de festas e festejos populares que evoquem o estado do brincante no encontro com o outro, com objetos e músicas. Um passeio pela cultura popular brasileira!

A arte e a cultura popular propõem desafios para nos tornarmos indivíduos melhores. Na medida em que você toca, dança ou canta, você se realiza em estruturas que se refletem em todos os aspectos de sua vida. O cantar te coloca diante de palavras que proporcionam um discurso melhor. O dançar te coloca de maneira orgânica de encontro com o outro e o território ocupado. E quando você menos percebe, você está brincando!

Os folguedos e manifestações populares tem caráter lúdico, podendo ser considerados também uma brincadeira. Os brincantes vestem figuras e personagens que possuem características e corporeidade diferenciadas, a maioria dos personagens tem a comicidade intrínseca e uma questão sócio-econômica envolvida. Dentro desse contexto podemos destacar a importância de trabalharmos os temas da cultura popular, resgatando tradições, adaptando-as aos dias atuais e valorizando nossa memória cultural.

As atividades do projeto ESTRELA DALVA foram elaboradas de forma a possibilitar ao público, a vivência dos folguedos a partir de quatro linguagens artísticas (artes visuais, dança, teatro e música). Apresentaremos à plateia, a realidade de festejos populares por meio de uma vivência como brincantes, estabelecendo assim a relação entre o imaginário e o real.

Data e Local

  • 31 Jul
    15h00

    Grussaí

    Classificação: Livre | Local: Sesc Grussaí

    Dança

  • 24 Jul
    15h00

    Vassouras

    Classificação: Livre | Local: Praça Barão de Campo Belo

    Dança

  • 23 Jul
    10h30

    Três Rios

    Classificação: Livre | Local: Praça da Autonomia

    Dança