Frio intenso e Festival Sesc de Inverno movimentam economia da Região Serrana

Hotéis e pousadas na região registraram ocupação de quase 100% durante o período do Festival. Bares e restaurantes também se beneficiaram da movimentação de turistas

Frio intenso e dias de robusta e efervescente programação cultural movimentaram a Região Serrana fluminense não só com uma vasta agenda de espetáculos de música, teatro, dança, artes visuais, audiovisual, literatura, circo e oficinas durante a 18ª edição do Festival Sesc de Inverno, mas também com a movimentação de turistas.  De 19 a 28 de julho, o Sesc RJ levou mais de 500 atrações para as cidades participantes.

Sesc Quitandinha iluminado no Festival Sesc de Inverno 2019
Sesc Quitandinha

Desde a semana do dia 19 de julho, quando iniciou o Festival Sesc de Inverno, a taxa de ocupação nos hotéis e pousadas das cidades está acima de 90%%. Destaque para a ocupação dos hotéis e pousadas no Centro, Mury, Lumiar e São Pedro da Serra próximas a 100%, número que demonstra a importância do Festival para a economia da região e posiciona o Sesc RJ como um importante promotor cultural, que emociona e transforma o público, mas também beneficia a economia das cidades por onde passa.

Em Nova Friburgo, não só a rede hoteleira ficou bem movimentada, mas todo o setor de comércio de bens, serviços e turismo, como os restaurantes e bares, que se beneficiaram desse agito na cidade, mesmo com frio intenso, estavam sempre lotados. Um dos principais atrativos turísticos da cidade, o Teleférico recebeu, em média, 2,5 mil pessoas por dia durante o tempo em que o Sesc Nova Friburgo manteve atividades de recreação na Praça do Suspiro, onde se localiza a atração.A praça sediou uma série de ações recreativas para todas as idades. O público participou de atividades como tênis de mesa, badminton, parede de escalada, kart pedal com pista de pneu, water ball com piscina, futemesa, mesabol, recebeu orientações de saúde e muitas outras oficinas recreativas.

Além das atrações musicais, os espaços a céu aberto foram as grandes estrelas desta edição. Em Nova Friburgo, ao longo de todo o Festival Sesc de Inverno, as praças do Suspiro, Dermeval Barbosa Moreira, João Heringer (distrito de São Pedro da Serra) e Carlos Maria Marchon (no distrito de Lumiar) receberam também atividades de esporte, lazer e recreação para crianças e adultos.

“Essa foi a primeira experiência que o distrito de Lumiar teve com o Festival Sesc de Inverno e foi muito positiva em relação à economia. Todos os estabelecimentos de hospedagens estavam lotados. É sempre bom receber Beto Guedes. Lumiar nunca tinha recebido tanta gente como nesse show”, afirma Silvia Faltz, presidente da associação de moradores do distrito de Lumiar.

Também houve apresentações, em Nova Friburgo, no Bar América; no Bar Universo Ink e no Bar Willa Deguste, todos no Centro de Friburgo. Já Lumiar, distrito que, juntamente com São Pedro da Serra, recebeu pela primeira vez atrações do evento, houve apresentações no Centro de Artes de Lumiar e no Espaço Nagib Pedro, na Taberna dos Sino, em São Pedro da Serra. Em Teresópolis, a Praça Olímpica, no centro do município, recebeu apresentações assim como o Parque de Exposições de Itaipava, em Petrópolis. Em Três Rios, as performances foram na Praça São Sebastião, e por fim, Duas Barras recebeu atividades e oficinas na Praça Governador Portela.

“A receptividade do público foi extraordinária! Turistas e moradores prestigiaram não apenas os grandes shows, mas todas as apresentações e atividades de reflexão, performances, mostras e oficinas tanto nos espaços públicos quanto no Sesc Nova Friburgo. O Festival Sesc de Inverno tem por objetivo não só valorizar e fomentar a cultura local mas também incrementar a economia e o turismo das cidades por onde passa”, afirma Alexandre Couto, Gerente do Sesc Nova Friburgo.

Reconhecido como um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do país, o Festival Sesc de Inverno ocorreu simultaneamente em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, e pela primeira vez nos municípios de Duas Barras e Três Rios, além dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, importantes destinos turísticos do município de Nova Friburgo.

Entre os destaques do evento estavam Martinho da Vila, Beto Guedes, Zeca Baleiro, Fernanda Abreu, Projota, Zélia Duncan, Titãs, Anavitória, Vanessa da Mata, MV Bill, Cidade Negra, Guilherme Arantes, Mart’nália, Conceição Evaristo, Bianca Ramoneda, Pedro Luis, Renato Carrera, Renato Vieira, Laura Lydia, Shannon Botelho, Marcello Camargo, Gustavo Pizzi, “Todo lo que está a mi lado”, “Pelos quatro cantos do mundo”, “Malditos”, “Icaro and the black stars”, “Andança – Beth Carvalho, o musical”, “Esperança na Revolta”, “As crianças” e muitas outras atrações locais.